A fundação do CIESP Americana, que comemora 74 anos em 16 de junho e também abrange Cosmópolis e Nova Odessa, coincidiu com o plano de expansão da rede estadual da entidade após a Segunda Guerra Mundial, num esforço para fortalecer sua representatividade política e aumentar seu quadro social.
Nascida numa importante conjuntura, a Diretoria Regional é protagonista na História da cidade, que começou no Século XVIII, quando a Coroa Portuguesa adquiriu uma sesmaria no local. Em 1865, norte-americanos confederados, derrotados na Guerra da Secessão, ali se instalaram. Em 1922, o então distrito era um dos mais progressistas de Campinas.
Em 12 de novembro de 1924, foi criado o Município de Villa Americana, composto de dois distritos: o de Villa Americana e o de Nova Odessa. Também foram importantes a fundação da Fazenda Salto Grande, a imigração de italianos, o surgimento da estação de trem, a família Müler e a Tecelagem Carioba. Em 2008, a cidade recebeu o título de "Princesa Tecelã", outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Hoje, Americana é um importante polo da indústria têxtil e de confecção e tem elevado índice de desenvolvimento humano. A indústria tem papel relevante no seu progresso. A Diretoria Regional do CIESP tem orgulho de participar dessa história há 74 anos e segue trabalhando para o avanço do município e da região no presente e no futuro.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**Leandro Zanini Santos é o diretor-titular do CIESP Americana.