Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • share Compartilhe

Em dois dias de evento, entidade brasileira destacou a consolidação da arbitragem no Brasil, com o apoio do Judiciário.

07/04/2025 - A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp participou do II Congresso Franco-Brasileiro de Direito Marítimo, que aconteceu nos últimos dias 1 e 2 de abril em Paris. A entidade foi representada por sua vice-presidente, a ministra Ellen Gracie Northfleet, e por sua Secretária-Geral, a advogada Lilian Elizabeth Menezes Bertolani.

A apresentação da ministra abordou o uso da arbitragem no Brasil, sua consolidação, reconhecimento e o apoio do Judiciário à sua adoção, que impacta positivamente a segurança jurídica.

Já Lilian falou sobre os 30 anos da fundação da Câmara, que serão celebrados em maio. Ela também abordou a importância das entidades mantenedoras, como o Ciesp, e falou sobre o perfil dos associados.

As oito mil empresas associadas ao Ciesp são embarcadoras, portanto, são responsáveis pela carga que movimenta o mercado internacional, assim a resolução dos conflitos precisa ser especializada e estamos nos preparando para receber esses casos com regras focadas no seguimento de transporte marítimo”, afirmou Lilian.

O Congresso foi realizado em celebração ao 1º aniversário do Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica França-Brasil. Fizeram parte da organização do evento o Centro de Direito Marítimo e Oceânico da Universidade de Nantes, a Academia da Água, Movimento de Empresas Francesas (Mouvement des Enterprises de France), a Academia de Direito Marítimo, a École Nationale Supérieure Maritime, Mariteme Law Academy e a própria Câmara Ciesp/Fiesp.