Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Taianne Rodrigues
  • share Compartilhe

Quais são as tendências e desafios em ESG para a cadeia de suprimentos? Fórum, que acontecerá no dia 28 de agosto, reunirá líderes empresariais, especialistas e organizações comprometidas com práticas sustentáveis e responsáveis. Confira alguns pontos sobre o tema. Inscreva-se!

Ciesp News (13/08/2024) - ESG (Environmental, Social e Governance) é uma agenda importante para as empresas e tornou-se um indicador para avaliar o quanto estão comprometidas com políticas e iniciativas socioambientais e de governança. No contexto da cadeia de suprimentos, tema será debatido no Fórum de ESG promovido pelo Ciesp Jundiaí, que acontecerá no dia 28 de agosto, de forma presencial.

Líderes empresariais, especialistas e organizações comprometidas com práticas sustentáveis e responsáveis vão trazer tendências, desafios, experiências e cases de sucesso. Os participantes também terão a oportunidade de realizar networking e conhecer iniciativas de empresas expositoras.

E por que é tão importante se aprofundar e aplicar práticas de ESG na sua empresa? Confira alguns pontos sobre o tema:

Por que ESG?
O conceito de ESG foi apontado pela primeira vez no relatório “Who Cares Wins” (Ganha quem se importa) do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004. Com recomendações da indústria financeira, o documento incentiva práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis ao integrar os três pilares de ESG. Nesse contexto, as empresas buscam um impacto mais positivo no meio ambiente, na sociedade e na governança corporativa.

Sustentabilidade empresarial x ESG
Antes que você pense que um termo é a evolução do outro, Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, explica que ESG é simplesmente a própria sustentabilidade empresarial. O importante é o que uma empresa faz para evitar/diminuir seus impactos negativos e potencializar os positivos e como age para solucionar algum prejuízo provocado.

ESG e a Indústria
Adotar práticas ESG resulta em muitos benefícios para a indústria, como maior eficiência operacional e redução de custos a longo prazo; melhora da imagem e reputação da empresa; mais impulso para a competitividade e a inovação; mais resiliência e adaptação às mudanças regulatórias e de mercado; maior atração de investidores e de consumidores atentos ao impacto socioambiental e aos valores empresariais, como transparência e ética nos negócios.

ESG x mercado
As práticas de ESG como estratégia de negócio se tornaram critério para o acesso a alguns mercados e investimentos. E cada vez mais, serão indicadores para análises de risco, de investimentos e de parcerias.

Um exemplo recente é a medida tomada pela União Europeia, que em abril de 2024, aprovou mais uma lei ESG que impacta exportações, inclusive, brasileiras. De 2027 a 2029, período em que a chamada Diretiva de Due Dilligente de Sustentabilidade Corporativa (CS3D) entrará em vigor, as empresas precisarão provar que seus fornecedores respeitam os direitos humanos e o meio ambiente. As multas podem chegar a 5% da receita.

Comece hoje
Um futuro sustentável precisa começar hoje e as empresas podem aplicar o conceito de ESG dentro de suas realidades. O Fórum de ESG mostrará possibilidades no tema e como a cadeia produtiva também pode fazer parte das mudanças ambientais, sociais e de governança por meio de sua atuação.

Serviço
Fórum ESG: tendências e desafios na cadeia de suprimentos
Data: 28 de agosto de 2024, das 8h às 17h
Ciesp Jundiaí: Av. Doroty Nano Martinasso, s/nº. Vila Hortolandia, Jundiaí - SP, 13214-010

Inscreva-se