28/02/2025 - O Programa Alimentar o Futuro, que tem o propósito de incentivar a oferta de alimentação adequada e saudável a todas as crianças do Estado de São Paulo, teve nesta quarta (26), a cerimônia de adesão das prefeituras paulistas. O programa é encabeçado pelo Consocial (Conselho Superior de Responsabilidade Social) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e com o Sesi (Serviço Social da Indústria) São Paulo.
O evento, que teve a assinatura de protocolos de intenção, contou com a participação de Gilberto Kassab, secretário de Governo e de Relações Institucionais do Estado de São Paulo, do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, com o prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa, e com o prefeito de Gavião Peixoto, Adriano Marçal da Silva. Os municípios de Pariquera-Açu (região do Vale do Ribeira) e de Gavião Peixoto (região de Araraquara) fizeram parte da etapa-piloto do programa no ano passado. Os prefeitos das cidades representaram 69 municípios que agora estão aderindo ao programa.
Josué Gomes, presidente da Fiesp, o vice-presidente do Ciesp, Francesconi Júnior, que representou o presidente Rafael Cervone, e Alexandre Pflug, superintendente do Sesi-SP também assinaram os protocolos.
Crise da Fome e da Obesidade
O presidente do Consocial, o médico Raul Cutait, explicou que a ideia do programa nasceu a partir do problema da fome, que ao lado das adversidades do clima e de energia compõem três grandes crises que o mundo vive atualmente.
Ele apresentou dados mostrando que mais de 700 milhões de pessoas passam fome hoje no planeta, sendo que 150 milhões são crianças, o que traz impactos diretos sobre o desenvolvimento, a capacidade de aprendizado e até sobre o comportamento social.
Cutait também trouxe dados sobre o estado de São Paulo, região de alcance do programa.
“No estado de São Paulo, que é o mais rico da União, temos três milhões de paulistas enfrentando o problema da insegurança alimentar em níveis moderado e grave e mais de 1,5 milhão de pessoas não sabem o que vão comer no dia”, disse o presidente do Consocial.
Ele também falou sobre outro grande problema vivido nos dias atuais, que é o da obesidade. Segundo os estudos trazidos pelo médico, estima-se que um terço das crianças de cinco a dez anos hoje estejam acima do peso.
Inconcebível
Francesconi Júnior, do Ciesp e que também é primeiro diretor-secretário da Fiesp, explicou que na etapa-piloto do projeto, que começou em 2024, quatro Diretorias Regionais do Ciesp estiveram diretamente envolvidas na articulação com prefeitos e com empresários associados: as de Araraquara, São Carlos, Matão e do Vale do Ribeira.
“Erradicar a fome é algo que é dever de todos nós. O nosso Brasil é um país maravilhoso: nós somos um dos maiores exportadores de grãos do mundo, a indústria alimentar de São Paulo é uma das maiores do mundo e mesmo assim, infelizmente, um terço dos domicílios não consegue alimentar corretamente seus filhos e 10,6 milhões de paulistas não conseguem fazer todas as refeições. Isso é inconcebível e nós temos que mudar essa situação e é isso o que esse programa pretende fazer”, disse Francesconi, que aproveitou para conclamar a todos para se engajarem no programa. O diretor regional do Ciesp em Araraquara, Bruno Naddeo, o vice-diretor regional do Ciesp de Matão, Roberto Cadiolo, e o vice-diretor regional do Ciesp Vale do Ribeira, Carlos Puzzi também prestigiaram a cerimônia.
Ações do programa
- - Pesquisa sobre a qualidade dos cardápios oferecidos nas escolas (parceria com o Sesi)
- Treinamento, webinar e cartilha voltados à atualização e capacitação de nutricionistas
- Treinamento de merendeiras e cozinheiras
- Ações de engajamento com as prefeituras
- Ações de engajamento com as empresas
- Campanhas educativas, consultorias e cartilha para apoiar as empresas interessadas
- Implantação de um observatório com um banco de dados voltado às estatísticas e pesquisas sobre a alimentação infantil
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP
Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Adriana Matiuzo - gerente de atendimento Mtb PR4.136 (11) 9 5158-6921