Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Adriana Matiuzo
  • share Compartilhe

Transitando por toda a planta integrada, fica claro que a colossal infraestrutura faz sentido, quando pensamos que, hoje, a Bracell lidera no mundo a produção de celulose solúvel. Alexandre Candido de Figueiredo conta um pouco dessa trajetória inspiradora.

Ciesp News Especial (25/10/2024) - Quando você chega ao complexo produtivo da Bracell, em Lençóis Paulista (cidade com pouco mais de 66 mil habitantes), na região Oeste do estado de São Paulo, a grandiosidade da área e das instalações chama a atenção. São mais de 1,5 milhão de metros quadrados de área construída, o que equivale a aproximadamente 15 estádios do Morumbis.

No último dia 17, o presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, visitou pela primeira vez o complexo, acompanhado de uma pequena comitiva, da qual também fez parte a diretora regional do Ciesp de Botucatu, Patrícia Dias. A equipe foi recebida pelo gerente sênior de suporte operacional da Bracell, o engenheiro químico Alexandre Candido de Figueiredo.

Transitando por toda a planta integrada, fica claro que a colossal infraestrutura faz sentido, quando pensamos que hoje a Bracell lidera no mundo, a produção de celulose solúvel. A capacidade de produção da Bracell somente nas unidades produtivas de Lençóis é de 3 milhões de toneladas de papel kraft (usado na produção de papeis de impressão e escrita, papel higiênico e toalha, fitas adesivas e papel de parede) e 2 milhões de toneladas de celulose solúvel (usada na produção da viscose, lenços umedecidos, esmaltes e cosméticos e também em reforço de pneus por ano).

O complexo também produz o tissue, usado na produção de papeis higiênicos e papeis toalhas. A unidade em Lençóis Paulista que está em construção terá capacidade de produzir 240 mil toneladas ao ano.

Conheça um pouco da história desse grupo nesta entrevista da Coluna Histórias que inspiram, produzida pelo CIESPNEWS com o gerente Alexandre Figueiredo:

Ciesp News: Gostaria que vocês contassem brevemente sobre a história da Bracell? Como e quando a empresa surgiu e como chegou a Lençóis Paulista?
Alexandre Candido de Figueiredo: A Bracell é líder mundial na produção de celulose solúvel. Uma companhia brasileira e que faz parte do grupo RGE (Royal Golden Eagle), que gere empresas globais com foco no desenvolvimento sustentável. Com mais de 20 anos de presença no Brasil, a Bracell já investiu mais de US$ 6,5 bilhões no país, demonstrando um compromisso sólido com o desenvolvimento nacional. Temos atuação na Bahia desde 2003 e, desde de 2018, também em São Paulo (Lençóis Paulista). Nossas operações florestais estão localizadas nesses dois estados e no Mato Grosso do Sul. No país, somamos mais de 11 mil colaboradores próprios e 25 mil contabilizando os terceiros. Reafirmando o compromisso da Bracell em investir no Brasil, a companhia adquiriu em 2023 a OL Papéis (Nordeste brasileiro). A partir dessa aquisição, criamos a Bracell Papéis, com duas fábricas na Bahia, nos municípios de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, uma em Pernambuco, na cidade de Pombos, e uma em São Paulo, na cidade de Lençóis Paulista, ainda em construção com previsão de término da obra para final deste ano.

CN: Qual o perfil das plantas existentes em Lençóis, qual o tamanho das áreas, principais produtos e volume de produção?
Alexandre: Em Lençóis Paulista, o site da Bracell tem 1,5 milhão de metros quadrados de área construída. A Bracell em São Paulo tem capacidade total de produção de 3 milhões de toneladas de celulose kraft por ano ou 2 milhões de toneladas de celulose solúvel por ano. A partir da celulose kraft, podem ser produzidos diversos produtos como papeis de impressão e escrita, papel higiênico e toalha, fitas adesivas e papel de parede. Já a celulose solúvel é aplicada na produção da viscose, lenços umedecidos, esmaltes e cosméticos e também em reforço de pneus. Já no site da Bracell Papeis, os produtos da unidade em Lençóis Paulista são o papel higiênico e o papel toalha. Com capacidade produtiva de 240 mil toneladas por ano, a fábrica será uma das mais modernas e sustentáveis do mundo, 100% automatizada e a única do Brasil a operar totalmente livre de combustíveis fosseis.

CN: Qual o impacto para a região de lençóis?
Alexandre - O principal impacto é o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos, com geração de emprego e renda, e também, de projetos sociais desenvolvidos pela Bracell.

CN: gostaria de saber sobre a sua história pessoal: como é trabalhar na bracell e como tem sido o seu desenvolvimento pessoal e profisisonal?
Alexandre: Ingressei na Bracell em julho de 2019 com o privilégio de participar do Projeto Star, que seria a fábrica de celulose mais verde e mais moderna do mundo. E de fato essa expectativa se concretizou: em setembro de 2021 começamos a operar esta fábrica, considerando todas as melhores tecnologias de produção de celulose, controle ambiental, prevenção de pessoas e equipamentos. Hoje, a Bracell é reconhecida mundialmente pela sua capacidade produtiva e seu foco em sustentabilidade e meio ambiente, o que me dá muito orgulho em participar deste crescimento junto com a empresa, tanto pelo lado pessoal quanto profissional.

CN: Para onde a Bracell vende hoje? qual o foco do negócio?
Alexandre: Os principais destinos comerciais da Bracell são: Ásia, Estados Unidos, Europa e mercado doméstico brasileiro.

CN: O eucalipto é a grande matéria-prima da bracell, como vocês fazem para trabalhar a pauta da sustentabilidade, quais são as iniciativas?
Alexandre: Nossa abordagem sustentável começa com a produção de mudas de eucalipto em viveiros. Nossos produtos são desenvolvidos a partir do plantio e manejo sustentável de árvores de eucalipto, com celulose própria, certificada pelo PEFC (Programa de Certificação Florestal). Mas ainda vamos além, com iniciativas como o compromisso “Um-Para-Um”, que conserva um hectare de área nativa para cada hectare plantado. Além dessas iniciativas, utilizamos a biomassa do eucalipto para gerar energia em nossas operações, evitando assim, o uso de combustíveis fósseis. Desta forma, contribuímos para reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Geramos energia verde, 100% verde, proveniente de matéria-prima renovável de florestas plantadas, e o excedente é direcionado para o GRID nacional, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento do país, com uma energia mais limpa e sustentável. Na Bracell Papéis (em Lençóis Paulista), contamos com o maior painel solar industrial da América do Sul, possibilitando o uso de energia renovável na operação. Somos a única fábrica de papéis tissue [usado na produção de papel higiênico e papeis toalha] do Brasil com 100% de energia verde. Além disso, reciclar e destinar corretamente os resíduos industriais também faz parte do nosso compromisso com o planeta.

CN: Em algum momento da nossa visita, vocês comentaram sobre o envolvimento da Bracell com as pautas de educação. Quais são os principais projetos e por que o grupo abraçou esta causa, inclusive se aproximando das universidades?
Alexandre: Em 2023, estabelecemos parcerias com universidades e associações para cursos de pós-graduação e MBAs em áreas como Tecnologia de Celulose, Gestão Florestal e Prevenção de Incêndios Florestais. Além disso, colaboramos com a Unisagrado (Centro Universitário Sagrado Coração) para criar o curso de graduação em Papel e Celulose, compartilhando insights do mercado de trabalho para formar profissionais qualificados. Nosso objetivo é capacitar pessoas para o setor em crescimento, ampliando oportunidades de carreira e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. Estando assim, diretamente ligado com um de nossos objetivos fundamentais da agenda Bracell 2030, “Capacitar nossas pessoas e comunidades por meio de iniciativas transformadoras”.

CN: Vocês parecem se preocupar bastante com o engajamento dos funcionários. Gostaria que contassem sobre a história da adesão ao “daily management”, como funciona e desde quando foi implantado?
Alexandre: Através desta ferramenta todos os funcionários têm contato diário com os indicadores operacionais da empresa, sua performance frente a meta e qual o plano de ação de recuperação caso este indicador esteja fora do objetivo. O engajamento de nossos colaboradores é um tópico muito importante para nós, e o Daily Management é uma iniciativa recente que reforça essa preocupação. Além disso, o Bracell Learning Institute complementa esse engajamento oferecendo capacitações técnicas e de liderança, alinhadas às necessidades do negócio e ao desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores, contribuindo para a criação de um ambiente de aprendizado e crescimento constante.

CN: O papel sanitário (higiênico e toalha) é um tipo de produto ao qual o consumidor final não costuma prestar muita atenção, embora tenha várias exigências (nível de brancura e maciez). Gostaria que você falasse sobre o perfil do consumidor e o quanto ainda há de mercado no mundo para ser trabalhado por vocês?
Alexandre: Hoje, a Bracell Papéis é a única produtora brasileira de papel tissue entre as 5 maiores do mundo. Por fazer parte do Grupo RGE, que atualmente é o 5º maior grupo de tissue no mundo e que almeja alcançar a primeira posição no médio prazo. No Brasil, é um mercado em franca expansão e com um perfil de consumidor que busca qualidade e preço.

CN: como tem funcionado essa jovem relação da bracell com o ciesp em termos de representatividade e de serviços? O que vocês usam mais e quais as expectativas?
Alexandre: A parceria com o Ciesp reforça nossos compromissos de desenvolvimento, fortalece ambas as instituições e corrobora com nossos projetos de expansão e mão de obra qualificada. A indústria é um dos principais setores de movimento da economia, e neste sentido, parceiras desse nível são essenciais.

Nome completo: Alexandre Candido de Figueiredo
Cargo na Bracell: Gerente Sênior de Suporte Operacional
Idade: 52
Formação: engenheiro químico
Cidade onde nasceu: Lages - SC
Um livro: “Cem Anos de Solidão” [de Gabriel García Márquez
Uma frase: “Trabalha como se tudo dependesse de ti. Confia como se tudo dependesse de Deus”, Santo Inácio Loyola