Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Taianne Rodrigues
  • share Compartilhe

Medida passará a valer a partir de 24 de novembro de 2025.

Ciesp News – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exigirá que usuários externos usem o Certificado Digital A3 para acesso a serviços que envolvem protocolos, envio de documentos sensíveis, representação legal ou dados protegidos. Medida foi assinada pela Diretoria de Tecnologia da Informação do órgão, por meio do Ofício SEI nº 238/2025/DTI-INSS e passará a valer a partir de 24 de novembro de 2025.

O objetivo é fortalecer a segurança da informação, reduzir riscos e assegurar a integridade dos dados. O certificado utilizado deve estar válido e seguir os padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

O Certificado Digital Tipo A3 foi escolhido pela maior segurança: dificulta cópias e possibilita que o usuário tenha completo controle sobre o certificado. O serviço pode ser encontrado nos formatos token USB, cartão e nuvem via app VIDaaS. 

As empresas podem se antecipar à adoção do novo modelo de autenticação para evitarem contratempos no uso dos serviços do INSS e garantirem a familiarização com o certificado.

Certificado Digital Ciesp
Você sabia? Desde 2011, o Ciesp tem experiência consolidada em certificação digital via ICP-Brasil. E oferece desconto especial para empresas associadas à entidade e para associados aos sindicatos filiados à Fiesp.

Para solicitar: ciespdigital.com.br