15/05/2024 – Competitividade, legislação e ESG (boas práticas de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança) são alguns dos temas que estão em discussão nos comitês da Diretoria Regional de São José dos Campos, de acordo com a reunião de balanço trimestral da entidade, que aconteceu na manhã desta quarta (15), na Embraer. O encontro contou com a presença do presidente do Ciesp, Rafael Cervone, e uma visita ao parque fabril da empresa, que é a 3ª maior produtora de aeronaves do mundo.
A diretora regional do Ciesp em São José dos Campos, Alexandra Gioso, apresentou o trabalho realizado por comitês como o de Comércio Exterior, Defesa e Segurança, Feminino, Desenvolvimento Sustentável, Trabalhista e Jurídico.
Ela também anunciou a criação de um novo comitê que tratará das questões ligadas a indústrias da área da saúde, setor que vem crescendo na região.
O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, elogiou as iniciativas e reforçou o andamento de uma parceria do Ciesp com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que pretende mapear as novas vocações econômicas por região. "Este trabalho vai ajudar muito na integração. Nós vamos trabalhar com as regionais e os municípios, integrando todas as macrorregiões para que a gente consiga colaborar de forma que os dados sejam usados na criação de um plano de longo prazo, que seja uma política de Estado e não de Governo. Isso vai subsidiar quem estiver naquele momento no governo a fazer políticas de estímulo, inovação, desenvolvimento e de atração de investimentos também", disse o presidente.
Descarbonização
Cervone também destacou um novo programa em discussão no Senai-SP para apoiar as empresas em projetos de descarbonização.
O representante do Comitê de Desenvolvimento Sustentável, Fabiano Porto, afirmou que um dos trabalhos do Ciesp de São José será com o mapeamento da pegada de carbono e como mitigar o problema. Hoje, segundo ele, estudos mostram que em 60% das pegadas de carbono de uma indústria se referem a emissões das empresas fornecedoras.
Nova Unidade do Senai
Durante o evento, o Ciesp também anunciou a construção de uma nova unidade do Senai-SP.
Segundo Alexandra, a área que foi doada pela Prefeitura de São José dos Campos, tem 50 mil metros quadrados e fica ao lado do Parque Tecnológico da cidade. A documentação está em fase de finalização. Cervone ressaltou que o Senai-SP investirá em torno de R$ 130 milhões na construção da unidade, além de arcar com seu custeio de modo permanente. De acordo com ele, a nova escola será voltada ao preparo de Recursos Humanos para atuar no setor aeroespacial, um dos setores industriais de maior destaque na região, e o projeto será concebido com conceitos de inovação.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP
Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Adriana Matiuzo Mtb PR99 4.146 (11) 9 5158-6921