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Paulo Sérgio Cadorin, diretor administrativo e financeiro da montadora de ônibus Irizar Brasil, é o primeiro entrevistado da série especial “Histórias que Inspiram”, que será publicada pela Newsletter Ciesp News periodicamente e que visa contar, valorizar a trajetória das empresas associadas ao Ciesp e de suas lideranças.

Ciesp News Especial (03/10/2024) - Em maio do ano passado, o cientista econômico pós-graduado em finanças Paulo Sérgio Cadorin, 62, foi homenageado com o título de “Cidadão Botucatuense”. Nascido na cidade vizinha, São Manoel, ele não esconde o orgulho de estar trabalhando na cidade de Botucatu há pelo menos “15 mil dias” (o que equivale a 41 anos).

Cadorin é diretor administrativo e financeiro da montadora de ônibus Irizar Brasil. Associada ao Ciesp desde novembro de 1998, a unidade, que é vinculada à multinacional espanhola, tem hoje 13 centros de produção espalhados por cinco continentes.

Cadorin, que começou a carreira com apenas 15 anos, como recepcionista de uma empresa de ônibus, conta com uma carreira longa e é um entusiasta do olhar atento às oportunidades e da valorização de cada conquista.

Ele é o primeiro entrevistado da série especial “Histórias que Inspiram”, que será publicada pela Newsletter Ciesp News periodicamente e que visa contar, valorizar e humanizar a trajetória das empresas associadas ao Ciesp e de suas lideranças.

CIESP NEWS - Por favor, conte um pouco sobre a história da Irizar? Como e quando a empresa surgiu e como chegou até Botucatu?
PAULO CADORIN - A Iirizar possui 22 empresas próprias e sete grandes marcas (Irizar S COOP, Irizar e-mobility, Datik, Jema, Alconza, Masats e Hispacold). Nos anos 90, a Irizar experimentou um forte crescimento e iniciou um processo de internacionalização. Em 1997 iniciou suas atividades no Brasil, na cidade de Botucatu/SP.

CN - Qual o perfil da planta de Botucatu hoje: quantos funcionários, qual a área, os principais produtos, o volume de produção e no que ela se diferencia em termos de mercado?
CADORIN - A Irizar Brasil possui em seu quadro, 486 pessoas, tem sua gama de produto centrada nos modelos I6, I6s e Efficient e produz em média 60 unidades rodoviárias/mês. Buscamos fazer um produto de alta qualidade, onde a marca é nosso ativo principal e é baseada em valores como oferecer produtos premium com alta tecnologia, estratégia de fidelização do cliente, inovação, diversificação industrial, solidez, crescimento e sustentabilidade.

CN - Qual o impacto que a Irizar traz para a economia em Botucatu? Onde mais vocês têm plantas?
CADORIN - Nossa gestão é baseada nas pessoas, cuidar do entorno e ter um projeto capaz de gerar riqueza e empregos. No Brasil, temos a fábrica na cidade de Botucatu, porém o grupo possui outras unidades de produção na Espanha, México, Marrocos e África do Sul, além de vários centros comerciais espalhados pelo mundo.

CN - Agora, por favor, me conte um pouco sobre a sua história, como foi parar na Irizar e como foi o seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa?
CADORIN - Iniciei minha carreira profissional aos 15 anos, trabalhando como recepcionista em uma empresa de ônibus e chegando a chefe de tesouraria. Ao final de 1985, ingressei na Caio, uma outra montadora de ônibus, passando pelas áreas de contabilidade, custos e chegando também a chefe de tesouraria. Ao final de 1997, depois de uma Joint Venture (parceria comercial), entre a Caio e Irizar, que durou pouco tempo, fui transferido para ocupar o cargo de diretor administrativo e financeiro na Irizar, que ocupo até os dias de hoje. Já se somam quase 15.000 dias de trabalho na cidade de Botucatu, o que me levou no mês de maio de 2024 a receber o honroso título de cidadão botucatuense.

CN - A Irizar tem um nome pouco conhecido no Brasil, mas muito forte em países como a Espanha e em outros da América Latina. Por favor, fale um pouco sobre como e por que o foco da Irizar está centrado nas exportações e se isso poderia mudar um dia?
CADORIN - Desde o ano de 1998 a Irizar estava concentrada em vendas ao mercado de exportação, por questões econômicas e financeiras, mesmo assim, neste período, produziu mais de 2.500 unidades ao mercado brasileiro. O foco a partir de 2024 é fortalecer nossa presença no mercado interno, sem tirar o foco também dos demais mercados pelo mundo.

CN - Eu vi no site de vocês que a segurança é o item primordial dos produtos e vocês fizeram um teste de segurança no dia da nossa visita (um grupo do Ciesp visitou as instalações da fábrica em agosto). Conte mais sobre isso:
CADORIN - A segurança é uma prioridade. Nossos ônibus viajam nos cinco continentes sob condições extremas. Eles são submetidos a rigorosos testes de confiabilidade em um dos mais prestigiados institutos de pesquisa aplicada no mundo e obtendo excelentes resultados. Eles são projetados tendo em mente a resistência ao capotamento, ao impacto frontal e a ótima distribuição de peso (segurança passiva), treinamento contínuo e relacionamento com associações de bombeiros, o que resulta em manobras de extrusão otimizadas (segurança para o resgate). Seguimos as normas mais rígidas de segurança, priorizando a vida e o conforto dos passageiros.

CN - É possível perceber que o design dos ônibus é de vanguarda e li que os veículos são “sob medida".
CADORIN - O design da Irizar é o ícone da marca. Nossos ônibus são a combinação perfeita, harmoniosa e fluida das superfícies e linhas abruptas que criam detalhes atraentes e uma imagem diferenciada. Viajar em um Irizar é desfrutar de uma experiência sensorial única, pois mesmo os menores detalhes são cuidados para oferecer o máximo de conforto aos ocupantes. Agora estamos investindo em um novo produto, o Irizar I6s Efficient, que trará uma redução de consumo importante, fruto da redução de peso e aliada a otimização da aerodinâmica.

CN - Uma boa parte das empresas e governos está trabalhando contra a crise climática. Como a Irizar se encaixa nisso, eu vi, por exemplo, que vocês já possuem veículos elétricos?
CADORIN - No Grupo Irizar queremos ser um protagonista-chave na mobilidade sustentável do futuro, com soluções para o transporte coletivo, reduzindo o nível de ensaios poluentes, permitindo a conectividade dos meios de transporte para uma gestão melhor da frota, melhorando as informações aos usuários e introduzindo novos desenvolvimentos tecnológicos com o objetivo de aumentar a segurança e a experiência dos passageiros. Na Espanha temos o projeto “Ônibus com pilha de Hidrogênio”. No Brasil estamos em projeto de fabricação dos “Ônibus Elétricos". Em 2018 iniciamos, desde nossa matriz, a abordagem à agenda das Nações Unidas e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e continuamos com sua integração em nossa estratégia de gestão. Os ODS continuarão impulsionando nossa gestão nos próximos anos, para contribuir com os impactos positivos tanto para a humanidade como para o planeta.

CN - Falando em boas práticas de ESG, vocês trouxeram um modelo inovador de gestão, em que há líderes em vez de chefes e a responsabilidade do funcionário é mais compartilhada e tratada de forma mais madura. Como funciona?
CADORIN - Na Irizar Brasil, não há lugar para estrelas. Nosso modelo de gestão é baseado em grupos multidisciplinares e autônomos, onde a comunicação e a colaboração entre todos os níveis são incentivadas. Na fábrica, quase 500 funcionários são divididos em equipes que escolhem internamente seus líderes, dividem tarefas, definem horários e até selecionam e treinam novos membros. Todos sabem exatamente o que fazer e assumem a responsabilidade pelo trabalho. Os coordenadores de linha e os três diretores estão presentes para orientar e resolver problemas quando necessário.Nossas pessoas se sentem parte do negócio, produzem com entusiasmo e ao final compartilhamos resultados.

CN - A Irizar Brasil é associada ao Ciesp há bastante tempo, desde os anos 1990. Por que você acha que ter uma entidade representativa da indústria, como o Ciesp, é importante e que tipo de serviço da entidade vocês costumam usar mais?
CADORIN - O Ciesp Botucatu, com sua equipe e a diretora Patrícia Almeida à frente, tem sido um parceiro estratégico para a Irizar, oferecendo suporte em diversas áreas e contribuindo para o nosso crescimento. Além de agilizar processos como a emissão de certificados de origem, o Ciesp tem sido fundamental para o desenvolvimento profissional de nossa equipe, promovendo treinamentos e palestras que nos mantêm atualizados sobre as melhores práticas do setor. A confiança mútua e a colaboração contínua têm sido a marca registrada dessa relação, que nos permite enfrentar os desafios do mercado com mais segurança e competitividade.


Nome completo: Paulo Sérgio Cadorin

Idade: 62 anos

Formação: técnico em contabilidade, bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Finanças.

Nascimento: em 13/09/1962 na cidade de São Manuel (SP).

Uma frase:

A estrada da vida é curta, os minutos passam de forma rápida, portanto, não podemos suportar a ideia de desperdiçar qualquer oportunidade, por menor que ela seja. Toda conquista tem seu sabor e algumas delas se tornam inesquecíveis.”