23/08/2024 - A Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) lançou na noite desta quarta (21), o livro "Núcleo de Jovens Empreendedores 30 Anos". A publicação celebra, por meio de depoimentos, reportagens antigas e fotos, a história do grupo que forma lideranças empresariais e incentiva o empreendedorismo na região de Jundiaí.
Cerca de 120 lideranças empresariais e políticas participaram do evento, que também contou com um jantar.
Novas lideranças
A empresária Lúcia Helena Vilella dos Reis, que fez parte da primeira formação do grupo em 1994, explicou que inicialmente o nome do núcleo era "Grupo de Jovens Empresários". Ela tinha menos de 30 anos em 1994, quando o programa teve início e se envolveu voluntariamente com as ações porque gerenciava a transportadora que tinha com o marido na época.
"Eu já era pioneira no ramo que eu estava, era um universo muito masculino, mas eu acabava me sentindo à vontade junto do grupo. Eu aprendi muito. Trabalhamos horrores, mas foi uma honra muito grande", disse a empresária.
Já o hoje 2° vice-presidente do Ciesp, Francesconi Júnior, iniciou sua trajetória no grupo em 1996, depois de retornar de um período de estudos nos EUA. Na época, ele iniciava sua carreira nas empresas de sua família. Ao longo da carreira, Francesconi chegou a coordenar o NJE de Jundiaí e depois o Estadual.
Ele conta que, como representante do Núcleo, chegou à presidência do Conselho Municipal de Emprego e Renda, quando trouxe para Jundiaí o Banco do Povo e o Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Foi a minha primeira oportunidade de trabalhar para a sociedade. O grupo de jovens permitiu conhecer os outros jovens empresários, trabalhar voluntariamente para a cidade de Jundiaí e a região, participar do grupo de jovens empresários estadual e isso me abriu as portas dentro do Centro da Federação das Indústrias, no estado de São Paulo. Foi tudo por conta daquele início lá atrás no grupo de jovens", disse Francesconi.
Lideranças no Ciesp
O diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) Estadual, Luciano Micheletto, ressaltou que os grupos formam novas lideranças para a indústria, mas para o próprio Ciesp.
Esses 30 anos do NJE Jundiaí equivalem a garantir a perenidade da indústria e do Ciesp", afirmou Micheletto, que já trabalha nos preparativos do congresso que vai celebrar em novembro os 32 anos do NJE estadual.
Na mesma linha, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, lembrou que hoje 1/3 da diretoria do Ciesp é composta por empresários oriundos do NJE.
"Eu gostaria que a gente ampliasse isso cada vez mais", disse Cervone.
Memória
O diretor regional do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser, que foi membro da primeira formação, além de primeiro coordenador do NJE Jundiaí, rememorou diversas histórias como a de uma palestra sobre a chegada da Internet, quando a rede mundial de computadores estava longe de ser o que é hoje para o funcionamento das empresas e a vida das pessoas.
"Todo industrial, antes de mais nada, tem de ser um otimista. Essa frase é do Horacio [Laffer Piva] e nunca foi tão verdadeira", disse o diretor Marcelo Cereser.
Piva foi presidente do Ciesp no período entre 1998 e 2004.
Uma homenagem foi feita a vários empresários antigos da região que apoiaram o NJE no início de sua formação.
Rafael Cervone exaltou, por exemplo, o trabalho de Xisto (in memorian) e Neusa Cereser, pais do atual diretor.
Para saber mais sobre como adquirir o livro, é necessário entrar em contato com a Diretoria Regional do Ciesp pelo telefone (11) 4815-7941.