Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Vitor Leite
  • share Compartilhe

Discussões giraram em torno das propostas dos candidatos e das necessidades das indústrias de cada região.

02/10/2024 – Pelo menos, nove Diretorias Regionais do Ciesp promoveram nas últimas semanas encontros, debates e até carta-compromisso direcionados aos candidatos a prefeito com pautas e sugestões de políticas em defesa do fortalecimento da indústria. Temas como logística, infraestrutura das cidades, qualificação da mão-de-obra e impostos se destacam entre os temas abordados.

Bauru, Ribeirão Preto, Piracicaba, Campinas, Jundiaí, Limeira, São Bernardo do Campo, Santos e Taubaté foram as Diretorias Regionais que se engajaram na realização de encontros e debates com os candidatos a prefeito. Embora não tenha promovido debate, a diretoria de Sorocaba também participou da cena eleitoral como convidada em uma série de entrevistas com os candidatos promovida por uma rádio local.

Ao todo, o estado de São Paulo terá eleitores indo às urnas em todos os seus 645 municípios. O Ciesp, entidade sem fins lucrativos que representa cerca de oito mil indústrias paulistas, tem diretorias em 42 regionais e distritais espalhadas pelo estado.

Propostas
A Diretoria Regional do Ciesp em Bauru, por exemplo, junto com o Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Bauru-SP), abriu as portas para ouvir as propostas direcionadas ao setor industrial pelos candidatos a prefeito. Todos reconheceram a importância de políticas públicas que incentivem a manutenção e o crescimento das plantas industriais existentes, bem como a atração de novos investimentos. O debate ocorreu no último dia 24 de setembro.

Os empresários presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas diretamente com os candidatos, proporcionando diálogo aberto e construtivo. Essa troca de informações visou, não apenas esclarecer as propostas, mas também favorecer uma escolha mais assertiva e consciente nas próximas eleições, contribuindo para uma decisão de confiança na hora de votar”, explica Solange Navarro, coordenadora da Regional de Bauru.

O Ciesp em Ribeirão Preto foi outra Regional a promover eventos com os postulantes à Prefeitura. Em conjunto com outras entidades da região, diversas conversas e encontros foram realizados para entender as propostas sobre demandas que interessam aos empresários, como liberdade econômica e redução de impostos. De acordo com Marcelo Maçonetto, gerente da Regional, o objetivo foi ter um canal de comunicação para os associados participassem e ouvissem as ideias dos candidatos.

A gente dá a oportunidade também para os associados de questionarem e trazerem suas próprias perguntas. Desta forma, contribuímos para o sistema democrático, para melhorar a consciência do empresário em relação àquilo que está sendo feito na cidade e para ele ficar ciente também dos possíveis impactos que poderão vir com determinadas ações e propostas que esses candidatos tenham”, afirma Marcelo.

Histórico
O protagonismo em defesa das indústrias junto às lideranças políticas tem sido um trabalho constante da entidade. Em 2022, em conjunto com a Fiesp, o Ciesp promoveu encontros individuais com os principais candidatos ao Governo do Estado e também à Presidência da República.

Hoje, a entidade trabalha em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo num plano para mapear as novas vocações de cada região, o chamado “Projeto Coalizão”. Em nível federal, o Ciesp também tem tido protagonismo. No último dia 23 de setembro, por exemplo, o então presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou, na presença dos presidentes do Ciesp e da Fiesp, Rafael Cervone e Josué Gomes respectivamente, a terceira etapa do programa “Brasil Mais Produtivo”, que envolve um pacote de medidas para fomentar a transformação digital.

Além disso, a Casa tem mantido diálogo constante com a Assembleia Legislativa de São Paulo e com o Congresso Nacional, bem como emitido notas de posicionamento sobre os temas de interesse da indústria, como a Reforma Tributária e a taxação de importados via e-commerce.