CIESPNEWS (19/11/2024) – Manter a indústria sob lideranças bem preparadas e estimular o empreendedorismo entre os jovens são duas metas que têm sido perseguidas pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp em parceria com as Diretorias Regionais da entidade. Botucatu e Jaú, são alguns exemplos de diretorias que usaram a criatividade para alavancar o tema do empreendedorismo junto aos jovens.
Em Jaú, através do Núcleo de Jovens Empreendedores, o Ciesp promoveu uma série de eventos em 2024. Entre os destaques está o “Projeto Cine-Debate”, que fomentou uma série de conversas com jovens, por meio de vídeos curtos. Entre os temas abordados estavam as inovações no campo automobilístico, como os carros elétricos e a tecnologia dentro deste âmbito.
João Otávio Canhos, coordenador do NJE de Jaú, conta que o trabalho é uma continuação de gestões anteriores e que busca levar conhecimento àqueles que “são o futuro da indústria”. Na sua visão, o Cine-Debate pode trazer benefícios ao setor, tanto a curto quanto a longo prazo, levando conhecimento aos novos empreendedores e, com isso, ajudando na rotatividade da economia e na geração de empregos.
O objetivo é não apenas incluir os jovens empresários dentro do Ciesp, mas promover conhecimento e auxílio para aqueles que estão começando a empreender”, diz João.
Empreenda Jovem
Outro projeto que chama a atenção é o “Empreenda Jovem”, projeto que foi criado pelo NJE local do Ciesp Botucatu. A ideia é promover palestras em que oradores contam histórias inspiradoras, envolvendo suas trajetórias empreendedoras.
De acordo com a diretora-titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias Silva Almeida, o objetivo é levar motivação para os estudantes, com palestras descontraídas que envolvem empreendedores experientes e com grandes histórias de vida.
A iniciativa visa levar conhecimento, reflexões, histórias de sucesso e inspiração para os jovens estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Superior, despertando novas lideranças”, afirma Patrícia.
O autor do projeto é o coordenador do NJE de Botucatu, Benedito Celestino de Jesus Júnior. Ele explica que muitos estudantes acabam tendo o primeiro contato com o tema do empreendedorismo por meio dos relatos dos palestrantes e as histórias servem como grandes fontes de inspiração para incentivar estes jovens a trilharem suas próprias trajetórias, tanto pessoais quanto profissionais.
Dentro desse programa, a gente leva as palestras aos jovens. O ideal é ter palestrantes com histórias legais, que possam tocar quem assiste”, explica o coordenador do NJE de Botucatu.
O trabalho do NJE
Criado em 1992, o Núcleo de Jovens Empreendedores está presente em 22 das 42 Diretorias Regionais do Ciesp. Durante todo este período, foram promovidas diversas palestras, cursos, visitas técnicas, congressos e diversos tipos de eventos por todo o estado.
O NJE tem um objetivo claro que é formar novas lideranças empresariais e institucionais. Então o que significa isso? O NJE tem o objetivo de formar novas pessoas para dirigir a nossa entidade e para dirigir a nossa indústria. Então é necessário capacitar essas pessoas para que elas estejam habilitadas para manter a indústria viva, perene e forte. Nosso objetivo também é capacitar essas pessoas para que elas estejam, então, formadas e mais bem capacitadas para tocar suas indústrias, suceder as indústrias dos seus familiares ou mesmo para montar seus próprios negócios”, afirma Luciano Micheletto, diretor titular do NJE Estadual do Ciesp.