Retrospectiva Ciesp News (12/12/2024) - Representatividade é a própria essência do Ciesp. Buscar e promover soluções para as dores e as demandas da indústria, apoiar programas e iniciativas do governo que impulsionam o setor, realizar diálogos com o poder público para um desenvolvimento industrial sustentável, fazem parte da atuação dinâmica da entidade.
E nesse período de seis meses de publicação do Ciesp News, foram divulgadas muitas ações de representatividade. Confira a retrospectiva:
O projeto das Reuniões Itinerantes de Diretoria, que é considerado inovador dentro da entidade, teve início em 2022 e passou por nove cidades.
Pleito do Ciesp é atendido pela PGE e precatórios e créditos acumulados de ICMS poderão ser usados para pagar dívida ativa no Estado mesmo após adesão à transação tributária
Em atendimento ao pleito do presidente Rafael Cervone, em nome do Ciesp, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria da Fazenda e Planejamento (SFP) assinaram a Resolução Conjunta nº 5. Recursos poderão ser usados para pagar dívida ativa no Estado de SP, mesmo após adesão e formalização de transação tributária. O presidente do Ciesp também solicitou à PGE a prorrogação do Edital de Transação nº 03/2024 para que as empresas em recuperação judicial possam utilizar precatórios e crédito acumulado de ICMS.
Com apoio da Fiesp e do Ciesp, Governo de São Paulo lança nova etapa do Acordo Paulista para casos envolvendo Recuperação Judicial
A terceira etapa do Acordo Paulista, que tem o apoio da Fiesp e do Ciesp visa facilitar as negociações para as empresas com débitos de ICMS inscritos na dívida ativa do estado, que estejam em recuperação judicial, liquidação judicial, liquidação extrajudicial ou falência. As condições do acordo prevêem: descontos de 100% dos juros, multas e demais acréscimos; limite máximo de desconto de 70% do valor total de crédito; até 145 parcelas de entrada; parcelas de no mínimo R$ 500 e a utilização de créditos acumulados de ICMS e créditos em precatórios. O prazo de inscrição desta nova etapa vai até o dia 31 de janeiro de 2025.
Junto dos presidentes da Fiesp e do Ciesp, Alckmin anuncia nova fase do programa Brasil Mais Produtivo
Com apoio da Fiesp e do Ciesp, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, lançou a terceira etapa do Programa “Brasil Mais Produtivo”, que envolve um pacote de medidas e investimentos para fomentar a transformação digital e para fazer com que micro, pequenas e médias empresas se tornem “fábricas inteligentes”. O programa tem a meta de digitalizar 93 mil empresas até o ano de 2027 e alcançar, por meio de sua plataforma, cerca de 200 mil. Rafael Cervone, presidente do Ciesp, elogiou o olhar sensível do Governo Federal para a indústria.
Durante Sessão Especial de Homenagem à ABNT, Ciesp também é homenageado pelo Senado em Brasília
Em reconhecimento às valiosas contribuições da entidade em prol da sociedade, da indústria paulista e nacional, pela recuperação da competitividade, pelo aporte tecnológico e pela transição à economia verde, o Senado Federal homenageou o Ciesp durante Sessão Especial em homenagem aos 84 anos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Linha BNDES Mais Inovação: após pleito da Fiesp e do Ciesp, ampliação de recursos é aprovada
Após relatos de empresas, que não conseguiram financiamento da Linha Mais Inovação, as duas entidades solicitaram ao Ministério da Fazenda e ao Ministério de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, que os recursos do ano de 2023 que não foram utilizados, fossem então remanejados para o orçamento do ano de 2024. Com pleito atendido, incremento foi de R$ 2,5 bilhões na disponibilidade de fundos com custo financeiro atrelado à Taxa Referencial (TR).
Ciesp Jundiaí recebe Mostra Fotográfica 'Mulheres em Foco'
O Ciesp Jundiaí foi a primeira diretoria regional a receber a mostra fotográfica "Mulheres em Foco: Imagens de Empoderamento e Direitos” promovida pelo Sesi Jundiaí, em parceria com o Departamento de Responsabilidade Social do Ciesp Jundiaí e o Conselho Superior Feminino (Confem).
Após eleições municipais, Ciesp realiza encontros com prefeitos eleitos para discutir o setor industrial
No estado de São Paulo, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) tem organizado, por meio de suas 42 Diretorias Regionais, encontros com os chefes executivos eleitos para ouvir as propostas e perspectivas para o setor industrial a partir de 2025, como investimentos em infraestrutura e viabilização de recursos para as indústrias.
Nove Regionais do Ciesp promovem encontros, debates e até carta-compromisso para sensibilizar candidatos sobre as pautas da indústria
Diretorias Regionais do Ciesp promoveram encontros, debates e até carta-compromisso direcionados aos candidatos a prefeito. Os temas giraram em torno de necessidades das indústrias de cada região, como infraestrutura das cidades, qualificação de mão-de-obra e impostos. O protagonismo em defesa e fortalecimento do setor industrial junto às lideranças políticas tem sido um trabalho constante da entidade.
Coalizão SP em Itapira: Ciesp Campinas promove evento
Ciesp Campinas realizou um evento em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Itapira para mais uma etapa da Coalizão SP, dessa vez na cidade de Itapira. O evento comandado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, visa trabalhar ações para fomentar o crescimento da região e oferecer maior sinergia na cadeia produtiva.
Ciesp Rio Claro se mobiliza para contornar impactos da escassez de água para setor produtivo e integrará Comitê de Crise
Diante o cenário de crise hídrica, a Diretoria Regional do Ciesp em Rio Claro tem se mobilizado para que a situação das indústrias locais não se agrave. Distribuir redutores de água para funcionários das empresas associadas, realizar campanhas de sensibilização, sugerir a integração entre as Estações de Tratamento de Água e o apoio emergencial com “caminhões pipa”, foram algumas das medidas sugeridas durante uma reunião em outubro. Em reconhecimento à força do Ciesp e da Indústria, a diretoria regional foi convidada pela prefeitura de Rio Claro para integrar o Gabinete de Gestão de Crise.
Crise Hídrica – CIESP distribui 20 mil redutores de água. - Rio Claro - CIESP
Atenta ao grave problema hídrico na região, a Diretoria Regional do CIESP em Rio Claro, com objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre o uso consciente da água, promoveu reuniões e distribuiu para as indústrias 20 mil redutores de vazão para torneiras, que diminuem em média até 50% do consumo de água no ponto instalado.