Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Adriana Matiuzo
  • share Compartilhe

Evento foi considerado histórico por ter atraído grandes multinacionais do ABCD.

10/09/2024 - Mais de cem empresas participaram na tarde desta terça (10/09), da Rodada de Negócios promovida pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Diadema, no ABCD Paulista. O evento é considerado o maior realizado pela entidade no estado desde a pandemia de covid-19.

A Rodada de Negócios é realizada pelo Ciesp em várias regiões do estado e visa aproximar empresas compradoras, as chamadas "âncoras", de empresas fornecedoras, a fim de fomentar negócios. A rodada no ABCD foi organizada pela Diretoria Regional do Ciesp de Diadema, com o apoio das Diretorias Regionais de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Ao todo, 32 empresas âncoras participaram e 175 fornecedoras.

O diretor regional do Ciesp em Diadema, Anuar Dequech, afirmou que houve um trabalho intenso de todas as regionais do ABCD para engajar as empresas âncora, o que, na sua visão, fez uma diferença enorme no resultado final. 

É inédita a participação da Scania, Volkswagen, GM numa Rodada de Negócios. Foram mais de 1.500 reuniões agendadas. Isso faz com que a gente fique muito contente. A Rodada de Negócios coroa todo o trabalho que a gente faz, que é realmente o de colocar em contato industrial com o industrial. Então, esse é o nosso caminho", disse Dequech.

O CEO da empresa de embalagens Marzuky, Eduardo Mazurkyewistz, contou já ter participado de pelo menos dez edições da Rodada de Negócios. 

Esse evento é importante para nós, pequenos e médios empresários, porque é uma oportunidade de estarmos falando com a grande indústria", disse o CEO, que é vice-diretor do Ciesp em São Bernardo do Campo. Segundo ele, os negócios costumam sair em médio prazo após um contato inicial na rodada. Cerca de 30% das empresas-âncora já possuem negócios com a Marzuk hoje. "Você abre uma porta, então, a oportunidade está aqui e ela é lançada", afirma Eduardo Mazurkyewistz.

Economia aquecida
O presidente em exercício do Ciesp, Francesconi Júnior, participou da abertura do evento e elogiou a capacidade de atrair empresas âncoras do evento. Segundo Francesconi, a rodada vai ao encontro de um dos papeis mais importantes do Ciesp, que é o de "gerar negócios entre associados".

Ele avalia ainda que o momento é de aquecimento para a economia brasileira, inclusive para a indústria.

Para Francesconi Júnior, o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu 1,4% neste último trimestre porque foi alavancado principalmente pelo desempenho positivo da economia paulista, que cresceu 3,3%.

Eu estive, na semana passada, na GM, em São Caetano, e foram anunciados R$ 5,5 bilhões de investimento, com novos equipamentos, novos lançamentos de carros. No dia anterior eu estava em Guarulhos, na Hitachi Energy, onde o anúncio foi de R$ 1,2 bilhão de investimento. Ou seja, o estado de São Paulo está conseguindo realmente trazer novos investimentos. E esses investimentos geram emprego e trazem junto a cadeia produtiva dos seus respectivos segmentos", disse Francesconi Júnior.

Multinacionais na Rodada
A advogada Clarice Ferreira, da área de Relações Institucionais da Volkswagen, lembra que as grandes empresas multinacionais, que fazem o papel de âncora, muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar fornecedores nos países onde estão suas filiais e que, a responsabilidade social, prevê que as empresas tenham o compromisso de fomentar as cadeias locais de fornecimento.

De acordo com ela, apesar de se tratar de um negócio global, grandes multinacionais como a Volkswagen, têm características específicas que envolvem desenvolver os produtos no Brasil, o que implica na necessidade de conhecer fornecedores que entendam a realidade local, interpretando as necessidades e gerando produtos.

Hoje quando a gente fala de responsabilidade social, a gente também tem um compromisso de desenvolver a cadeia de fornecedores local. Então, ter a oportunidade de estar aqui hoje e só nessa tarde conversar com mais de 20 pequenas e médias empresas do grande ABC, prospectando possíveis negócios é, sem dúvida, um braço que a Volkswagen quer cada vez mais trabalhar para poder estar no território em que ela atua", afirmou a advogada.