Mais de 100 empresários e lideranças industriais participaram, nesta quarta-feira (22/07), de eventos promovidos pelas Diretorias Regionais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) dedicados ao uso da Inteligência Artificial (IA) no ambiente de negócios. A mobilização reflete o avanço acelerado da tecnologia no setor produtivo, impulsionada pela necessidade de ganho de eficiência operacional e modernização da gestão.
A relevância da agenda encontra respaldo nos indicadores de mercado. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que cerca de 60% das grandes e médias empresas industriais brasileiras já adotam ou pretendem implementar tecnologias ligadas à inteligência artificial em seus processos produtivos e administrativos nos próximos anos, enxergando na ferramenta um fator decisivo para a competitividade global.
Gestão e impacto operacional no ambiente fabril
Em São Bernardo do Campo, a programação ocorreu no período da tarde em formato virtual. O webinar "IA na Liderança e na Gestão", organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da regional em parceria com a LGK Gestão, reuniu 20 empresários para acompanhar a exposição do professor Sandro Breval Santiago. Pós-doutor pela Escola Politécnica da USP e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o especialista abordou a aplicação da ferramenta no direcionamento estratégico de equipes e processos.
Já na regional do Ciesp em Bauru, a iniciativa presencial realizada durante a noite atraiu 85 participantes. A aula foi ministrada por Suzana Morais, diretora de IA da Deloitte Brasil, em evento promovido pelo coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Bauru, Tiago Amor, com apoio da Lecom Tecnologia e em parceria com a Unimed Bauru. A executiva detalhou os impactos diretos da tecnologia na reestruturação das organizações e na transformação das rotinas de trabalho do setor industrial.
Novos eventos sobre IA
O ciclo de debate sobre novas tecnologias segue na agenda das regionais do Ciesp:
Ciesp São Bernardo
Dia 29/07 (quarta)
Plenária "Indústria competitiva na Era da IA: tecnologia, talentos e gestão"
Inscrições limitadas:
Ciesp Santo André
Dia 05/08 (quarta)
Plenária "IA Generativa para a Indústria: por onde começar, como escolher as ferramentas certas e como gerar resultado real"
Inscrições limitadas: